No início de julho, foram encontradas referências à biblioteca WebRTC no código-fonte do Telegram para iOS, com o qual os desenvolvedores podem adicionar videochamadas regulares e em grupo ao mensageiro. No momento, as chamadas de vídeo já foram implementadas usando essa tecnologia no cliente para iOS e estão sendo desenvolvidas em aplicativos para Android, macOS e Telegram Desktop.
O WebRTC (Web Real Time Communications) é um padrão para a transmissão de áudio, dados de vídeo e conteúdo de aplicativo para aplicativo (ou navegador) em tempo real, sem a instalação de plugins ou outras extensões.
Funções que podem ser executadas com base no WebRTC
A web em tempo real abre acesso a toda uma série de novos usos, incluindo screencasting, compartilhamento de arquivos, jogos, bate-papo por vídeo e muito mais. Além da comunicação, o WebRTC pode ser usado para outros fins:
- Marketing em tempo real;
- Serviços de namoro;
- Consultas médicas online;
- Serviços financeiros;
- Serviços de observação;
- Jogos multiplayer;
- Transmissões ao vivo;
- E-learning.
Qual das opções acima pode se encaixar bem no Telegram, consideraremos abaixo.
Compartilhamento de tela
Além das chamadas de vídeo comuns, você pode exibir a tela em chamadas pessoais e em grupo, o alcance da aplicação dessa função é amplo o suficiente e pode ser usado tanto em treinamentos, profissionalmente ou por blogueiros.
Acesso ao dispositivo
A capacidade de controlar remotamente o dispositivo (se o proprietário permitir), em outras palavras, uma substituição do Team Viewer.
Transmissões ao vivo para canais
Como a biblioteca permite transferir fotos e vídeos em tempo real, isso poderia ajudar a criar conteúdo de vídeo em tempo real, o que permitiria que você utilizasse o Telegram em ainda mais áreas e o o tornaria ainda mais atraente para a transmissão de eventos, jogos, reuniões, etc.
Jogos em nuvem no WebRTC
Como você sabe, o Telegram possui sua própria plataforma de jogos, que não é atualizada desde o seu lançamento. O WebRTC poderia ser o que a ajudaria a levá-la ao próximo nível, p2p, multiplayer e latência quase zero na transmissão de dados. Saiba mais sobre jogos em nuvem de código aberto no WebRTC.
Tecnologia
O WebRTC usa dois codecs de áudio, G.711
e Opus
, além de codecs de vídeo VP8
e H.264
.
Vantagens da tecnologia
- Ajuste automático da qualidade do fluxo para condições de conexão;
- Sistema de cancelamento de eco e ruído embutido;
- Os codecs usados fornecem boa qualidade de comunicação;
- A capacidade de implementar qualquer elemento da interface usando HTML5 e JavaScript;
- O código aberto fornece mais opções de uso;
- A capacidade de implementar qualquer interface de controle baseada em HTML5 e JavaScript;
- A capacidade de integrar a interface a qualquer sistema de back-end usando WebSockets;
- Verdadeira plataforma cruzada: o mesmo aplicativo WebRTC funcionará igualmente bem em qualquer sistema operacional – desktop ou móvel, desde que o navegador suporte o WebRTC.
Como o WebRTC funciona
API WebRTC
A tecnologia WebRTC é baseada em três APIs principais:
- MediaStream (responsável por aceitar sinais de áudio e vídeo das câmeras ou da área de trabalho do usuário pelo navegador da web);
- RTCPeerConnection (responsável pela conexão entre navegadores para a “troca” de dados de mídia recebidos da câmera, microfone e área de trabalho. Além disso, os “deveres” desta API incluem processamento de sinal (limpeza de ruídos estranhos, ajuste do volume do microfone) e controle sobre o áudio usado e codecs de vídeo);
- Canal RTCData (fornece transmissão de dados bidirecional através de uma conexão estabelecida).