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Que funções o WebRTC pode trazer para o Telegram

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No início de julho, foram encontradas referências à biblioteca WebRTC no código-fonte do Telegram para iOS, com o qual os desenvolvedores podem adicionar videochamadas regulares e em grupo ao mensageiro. No momento, as chamadas de vídeo já foram implementadas usando essa tecnologia no cliente para iOS e estão sendo desenvolvidas em aplicativos para Android, macOS e Telegram Desktop.

O WebRTC (Web Real Time Communications) é um padrão para a transmissão de áudio, dados de vídeo e conteúdo de aplicativo para aplicativo (ou navegador) em tempo real, sem a instalação de plugins ou outras extensões.


Funções que podem ser executadas com base no WebRTC 

A web em tempo real abre acesso a toda uma série de novos usos, incluindo screencasting, compartilhamento de arquivos, jogos, bate-papo por vídeo e muito mais. Além da comunicação, o WebRTC pode ser usado para outros fins:

  • Marketing em tempo real;
  • Serviços de namoro;
  • Consultas médicas online;
  • Serviços financeiros;
  • Serviços de observação;
  • Jogos multiplayer;
  • Transmissões ao vivo;
  • E-learning.

Qual das opções acima pode se encaixar bem no Telegram, consideraremos abaixo.

Compartilhamento de tela

Além das chamadas de vídeo comuns, você pode exibir a tela em chamadas pessoais e em grupo, o alcance da aplicação dessa função é amplo o suficiente e pode ser usado tanto em treinamentos, profissionalmente ou por blogueiros.

Acesso ao dispositivo

A capacidade de controlar remotamente o dispositivo (se o proprietário permitir), em outras palavras, uma substituição do Team Viewer.

Transmissões ao vivo para canais

Como a biblioteca permite transferir fotos e vídeos em tempo real, isso poderia ajudar a criar conteúdo de vídeo em tempo real, o que permitiria que você utilizasse o Telegram em ainda mais áreas e o o tornaria ainda mais atraente para a transmissão de eventos, jogos, reuniões, etc.

Jogos em nuvem no WebRTC

Como você sabe, o Telegram possui sua própria plataforma de jogos, que não é atualizada desde o seu lançamento. O WebRTC poderia ser o que a ajudaria a levá-la ao próximo nível, p2p, multiplayer e latência quase zero na transmissão de dados. Saiba mais sobre jogos em nuvem de código aberto no WebRTC.



Tecnologia

O WebRTC usa dois codecs de áudio, G.711 e Opus, além de codecs de vídeo VP8 e H.264.

Vantagens da tecnologia

  • Ajuste automático da qualidade do fluxo para condições de conexão;
  • Sistema de cancelamento de eco e ruído embutido;
  • Os codecs usados ​​fornecem boa qualidade de comunicação;
  • A capacidade de implementar qualquer elemento da interface usando HTML5 e JavaScript;
  • O código aberto fornece mais opções de uso;
  • A capacidade de implementar qualquer interface de controle baseada em HTML5 e JavaScript;
  • A capacidade de integrar a interface a qualquer sistema de back-end usando WebSockets;
  • Verdadeira plataforma cruzada: o mesmo aplicativo WebRTC funcionará igualmente bem em qualquer sistema operacional – desktop ou móvel, desde que o navegador suporte o WebRTC.

Como o WebRTC funciona

API WebRTC

A tecnologia WebRTC é baseada em três APIs principais:

  • MediaStream (responsável por aceitar sinais de áudio e vídeo das câmeras ou da área de trabalho do usuário pelo navegador da web);
  • RTCPeerConnection (responsável pela conexão entre navegadores para a “troca” de dados de mídia recebidos da câmera, microfone e área de trabalho. Além disso, os “deveres” desta API incluem processamento de sinal (limpeza de ruídos estranhos, ajuste do volume do microfone) e controle sobre o áudio usado e codecs de vídeo);
  • Canal RTCData (fornece transmissão de dados bidirecional através de uma conexão estabelecida).

Fonte.


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