Artigo

Sobre o futuro do Telegram

4 minutos de leitura

“Conforme o Telegram se aproxima dos 500 milhões de usuários ativos, muitos de vocês podem estar se perguntando: quem vai pagar para suportar este crescimento? Afinal, mais usuários significam mais despesas com tráfego e servidores. Um projeto do nosso tamanho precisa de pelo menos algumas centenas de milhões de dólares por ano para continuar.

Durante a maior parte da história do Telegram, paguei as despesas da empresa com minhas economias pessoais. No entanto, com seu crescimento atual, o Telegram está a caminho de atingir bilhões de usuários e de exigir um financiamento mais adequado. Quando um projeto de tecnologia atinge essa escala, normalmente existem duas opções: começar a ganhar dinheiro para cobrir os custos ou vender a empresa.

Daí a questão: que caminho o Telegram vai tomar? Eu gostaria de trazer alguns pontos que ajudarão a elucidar nossos planos:

  1. Não vamos vender a empresa como os fundadores do Whatsapp. O mundo precisa que o Telegram permaneça independente como um lugar onde os usuários são respeitados e um serviço de alta qualidade seja garantido. O Telegram deve continuar servindo ao mundo como um exemplo de empresa de tecnologia que busca a perfeição e integridade. E, como mostram os tristes exemplos de nossos antecessores, isso é impossível se você se tornar parte de uma corporação.
  2. O Telegram veio para ficar por muito tempo. Começamos a desenvolver nossos aplicativos para nosso uso pessoal há mais de 8 anos e já percorremos um longo caminho desde então. Durante este processo, o Telegram mudou a maneira como as pessoas se comunicam em vários aspectos – criptografia, funcionalidade, simplicidade, design e velocidade. Esta jornada apenas começou. Há muito mais que podemos – e vamos – trazer para o mundo.
  3. Para viabilizar os pontos 1 e 2, o Telegram começará a gerar receita a partir do próximo ano. Faremos isso de acordo com os nossos valores e os compromissos que assumimos nos últimos 7 anos. Graças à nossa escala atual, poderemos fazer isso de uma forma não intrusiva. A maioria dos usuários dificilmente notará qualquer mudança.
  4. Todas as funções que atualmente são gratuitas permanecerão gratuitas. Vamos adicionar algumas novas funções para profissionais ou usuários mais avançados. Algumas dessas novas funções exigirão mais recursos e serão pagas por esses usuários premium. Os usuários regulares poderão continuar aproveitando o Telegram, de graça, para sempre.
  5. Todas as partes do Telegram dedicadas a mensagens permanecerão livres de anúncios. Achamos que exibir anúncios em chats privados ou em grupos é uma má ideia. A comunicação entre as pessoas deve ser livre de publicidade de qualquer tipo.
  6. Além de seu componente de mensagens, o Telegram tem uma dimensão de rede social. Nossos enormes canais públicos podem ter milhões de assinantes cada e são bastante parecidos com os feeds do Twitter. Em muitos mercados, os proprietários de tais canais exibem anúncios para ganhar dinheiro, às vezes usando plataformas de anúncios de terceiros. Os anúncios que publicam parecem mensagens normais e são frequentemente intrusivos. Vamos consertar isso introduzindo nossa própria plataforma de anúncios para canais públicos – uma plataforma que seja amigável, respeite a privacidade e nos permita cobrir os custos de servidores e tráfego.
  7. Se o Telegram começar a ganhar dinheiro, a comunidade também deve se beneficiar. Por exemplo, se monetizarmos grandes canais públicos por meio da plataforma de anúncios, os proprietários desses canais receberão tráfego gratuito em proporção ao seu tamanho. Ou, se o Telegram introduzir stickers premium com recursos expressivos adicionais, os artistas que fizerem stickers desse novo tipo também receberão uma parte do lucro. Queremos que milhões de criadores do Telegram e pequenas empresas prosperem, enriquecendo a experiência de todos os nossos usuários.

Este é o jeito do Telegram.

Isso nos permitirá continuar inovando e crescendo nas próximas décadas. Seremos capazes de lançar inúmeros novos recursos e receber bilhões de novos usuários. Enquanto fazemos isso, permaneceremos independentes e fiéis aos nossos valores, redefinindo como uma empresa de tecnologia deve operar.”

Pavel Durov, CEO do Telegram


Compartilhe este artigo!