Artigo

Guia do recurso Chat de Voz

15 minutos de leitura

Como um meio de atrair mais usuários para sua plataforma de mensagens instantâneas baseada na nuvem, em sua última atualização (versão 7.3) o Telegram implementou uma nova funcionalidade: os Chats de Voz, para que os membros de um grupo possam conversar ao vivo. O novo recurso foi projetado para criar uma sala de chat de voz para todos os usuários do grupo, como se fosse uma sala de reuniões.

Neste artigo, vamos explicar o que é o novo recurso “Chat de Voz”, como ele funciona e como você pode começar a usá-lo imediatamente.

Com quantos participantes você pode interagir durante os chats de voz?

Caso você não saiba, os grupos no Telegram podem conter até 200.000 usuários, o que é muito mais do que qualquer outro aplicativo. Mas o recurso de Chats de Voz pode ser usado por todos em um grupo? Não exatamente.

O Telegram diz que o recurso é capaz de hospedar “alguns milhares de participantes”, o que por si só é mais do que suficiente para grandes grupos familiares, escritórios e até mesmo alguns eventos ao vivo.

Mas e a quantidade exata? Bem, o máximo de pessoas permitidas no Chat de Voz é 5.000 (com aproximadamente 6 pessoas falando ao mesmo tempo).

Onde você pode usar o recurso de Chats de Voz?

Os Chats de Voz estão disponíveis em todas as plataformas oficiais (com exceção do Telegram Web, cuja atualização suportando o recurso deve sair nas próximas semanas). Você pode, portanto, usar esse recurso nos seguintes clientes:

  • Telegram para iOS;
  • Telegram para Android;
  • Telegram Desktop/Lite;
  • Telegram para macOS.

Como iniciar um Chat de Voz

Antes de iniciar um Chat de Voz, você precisa ter certeza de que é administrador do grupo e possua a devida permissão para ativar o recurso.

Depois de confirmar isso, vá para o grupo no qual deseja iniciar o Chat de Voz e toque na barra superior (no título) do grupo, para abrir o perfil.

Agora você verá uma lista de todos os membros um grupo. Para iniciar o Chat de Voz neste grupo, toque no menu kebab (ícone de 3 pontos no canto superior direito) e selecione a opção Iniciar Chat de Voz.

Você será solicitado a confirmar a criação do Chat de Voz em uma caixa de diálogo que aparecerá na tela. Toque em INICIAR.

O Chat de Voz será iniciado dentro do grupo.

Como controlar quem pode ou não falar no Chat de Voz

Os administradores podem definir a permissão de fala de quem entra no Chat de Voz por meio das opções presentes no menu kebab da tela do chat.

As opções disponíveis são:

  • Novos membros podem falar: todos os membros que entrarem no chat de voz podem falar;
  • Silenciar novos membros: todos os membros (não administradores) que entrarem no Chat de Voz a partir do momento da ativação da opção serão silenciados automaticamente (a permissão de fala poderá ser dada individualmente, bastando para isso que qualquer administrador com permissão toque sobre o nome do respectivo participante e escolha a opção correspondente);
  • Convidar via link;
  • Encerrar chat de voz.

Como convidar alguém para um Chat de Voz

Qualquer pessoa pode ingressar em um Chat de Voz. Se uma pessoa que você conhece (dentro do grupo) não entrou no Chat de Voz ou se ela não está online, ainda assim você pode convidá-la para participar.

Para convidar amigos para um Chat de Voz, você precisa primeiro criar ou ingressar no Chat de Voz seguindo as etapas mencionadas acima. Depois de entrar, toque na opção Convidar Membros na parte superior da tela do Chat de Voz e selecione o membro do grupo que você deseja convidar.

Essa ação enviará um alerta ao membro convidado e fornecerá a ele uma maneira rápida e fácil de entrar no Chat de Voz.

Você pode também compartilhar o link do grupo diretamente a partir desta tela, para chamar alguém de fora do grupo para participar do Chat de Voz. Para isso, toque na opção Copiar Link de Convite. Agora, basta enviar o link para a pessoa.

Como entrar e participar de um Chat de Voz

Participar de um Chat de Voz já criado é muito fácil! Para isto, basta tocar em qualquer parte da barra do Chat de Voz, presente na parte superior do grupo.

No Telegram Desktop, caso o Chat de Voz não tenha ninguém ativo no momento, é mostrado apenas o ícone do recurso, ao lado da lupa na barra de título do grupo. Para entrar no Chat de Voz, basta clicar neste ícone.

Caso existam membros ativos, é mostrada a barra do Chat de Voz, da mesma forma como nos clientes móveis.

Quando você cria ou participa de um Chat de Voz, seu microfone iniciará mudo. Quando o microfone está sem som, o botão do microfone na parte inferior brilha em azul.

Quando você toca para ativar seu som durante um Chat de Voz, o botão do microfone ficará verde e todos os que ingressaram no Chat de Voz agora poderão ouvir você.

O botão do microfone possui dois comportamentos:

  • Toque rápido: liga o microfone e o deixa ativo indefinidamente até o próximo toque rápido;
  • Toque longo: o microfone fica ativo somente enquanto o botão do microfone é mantido pressionado.

Agora você pode começar a falar no Chat de Voz e sempre que você falar, outros participantes do chat poderão, além de ouvi-lo, ver que você está falando. Você também pode verificar a lista de pessoas em um Chat de Voz para ver quem está falando e quem está ouvindo a qualquer momento.

Como sair de um Chat de Voz

Depois de terminar de conversar com outras pessoas em um grupo, você pode sair do Chat de Voz. A capacidade de sair do Chat de Voz pode ser acionada a qualquer momento que você desejar encerrar o chat de áudio.

Para sair, abra a tela do Chat de Voz e toque no botão Sair, ao lado direito do botão do microfone. Uma caixa de confirmação será mostrada.

Quando você sai de uma sala de Chat de Voz, a tela do Chat de Voz é fechada e seu nome é retirado da lista de participantes. No entanto, a barra de chat de voz na parte superior ainda ficará disponível na parte superior do grupo para uso futuro, caso você queira entrar novamente.

Administradores com a devida permissão também podem encerrar o Chat de Voz ao sair.

Como minimizar um Chat de Voz

Se você deseja usar o serviço de mensagens do Telegram para enviar mensagens de texto para alguém ou participar de outro grupo enquanto usa a funcionalidade do Chat de Voz com outras pessoas em um grupo, não se preocupe! Você ainda pode usar os outros elementos do aplicativo sem sair do Chat de Voz, simplesmente minimizando a tela.

Para minimizar um Chat de Voz, basta tocar fora da janela que mostra a lista de participantes (ou no Android, basta usar o botão Voltar).

No Telegram Desktop/Lite a janela do Chat de Voz é separada da janela principal do aplicativo

Como voltar para um Chat de Voz minimizado

Ao minimizar um chat de voz, você ainda pode usar outros elementos do Telegram sem fechar a sala de chat de áudio ao vivo. Se desejar voltar para a tela de bate-papo de voz, você pode fazer isso executando qualquer uma das seguintes etapas:

  • Tocar na parte superior (colorida) da tela onde se lê VER CHAT DE VOZ, dentro do grupo;
  • Se você estiver na tela principal de chats, toque na barra colorida que mostra o nome do grupo com o Chat de Voz ativo.

É possível controlar o recurso de Chat de Voz estando fora do aplicativo?

Sim. O recurso de Chats de Voz no Telegram se estende além do aplicativo, pois você pode usá-lo enquanto acessa outros aplicativos em seu dispositivo.

E é possível controlar o Chat de Voz usando um widget flutuante. Este widget oferece atalhos para ativar o som, usar o alto-falante do dispositivo ou até mesmo sair de um chat de voz diretamente.

Porém, tal funcionalidade é limitada a uma única plataforma (Android) que permite esse tipo de interação.

Onde você pode usar isso?

A capacidade de aproveitar a experiência completa do Chat de Voz com o widget flutuante está disponível apenas no aplicativo Telegram para Android. O widget oferece acesso rápido a várias opções do Chat de Voz e permite que você use o recurso Apertar-para-Falar em qualquer tela e até mesmo ver quem está falando no Chat de Voz, mesmo sem abrir o Telegram.

Como habilitar a sobreposição de Chat de Voz

Antes de habilitar o Modo Flutuante você deve se certificar de que está usando o Telegram em um dispositivo Android, pois esta funcionalidade está disponível somente para esta plataforma.

Agora, inicie ou entre em um Chat de Voz em um grupo.

Quando a tela do Chat de Voz aparecer, toque no ícone Sobrepor, que fica ao lado do menu kebab, do lado direito lado direito do título Chat de Voz.

Se você estiver habilitando o widget flutuante pela primeira vez, isso deve abrir uma janela que pedirá para você habilitar a sobreposição de chat de voz para o Telegram. Toque na opção Ativar dentro nessa janela.

Agora você poderá ver a sobreposição do Chat de Voz como um balão na tela. Esta bolha flutuante estará disponível mesmo se você acessar a tela inicial ou abrir qualquer outro aplicativo em seu dispositivo Android.

Como usar a sobreposição de Chat de Voz

Quando você ativa a sobreposição de Chat de Voz, o Telegram começa a mostrar uma bolha flutuante na tela do seu dispositivo.

Você pode simplesmente tocar neste balão para acessar os controles do Chat de Voz.

Ao tocar no balão de sobreposição do Chat de Voz, você terá três opções – Viva-Voz, Ativar Som/Silenciar e Sair.

  • Viva-Voz: Coloca seu chat de voz no alto-falante para que você possa ouvir os outros com clareza e mais alto;
  • Silenciar/Ativar Som: Decida quando você deseja falar e então ative seu som. Toque na mesma opção mais uma vez para silenciar o microfone novamente;
  • Sair: Saia da sessão de bate-papo com voz do grupo, momento em que a sobreposição de bate-papo com voz também desaparecerá da tela.

Como remover a sobreposição de Chat de Voz da sua tela

A qualquer momento você pode remover o widget flutuante da tela. Para isto, basta arrastar o balão de sobreposição do Chat de Voz para a lixeira.

Quando você começar a arrastar o balão de sobreposição, verá que o balão de uma lixeira que aparecerá na parte inferior da tela. Para remover a sobreposição do chat de voz, arraste o balão e solte-o na lixeira. A sobreposição do Chat de Voz deixará de aparecer na tela até que você a reative.

Como usar Apertar para Falar no Chat de Voz do Telegram Desktop/Lite

Além de uma sobreposição de chat de voz em dispositivos Android, o Telegram adicionou o recurso Apertar-para-Falar ao Telegram Desktop/Lite, por meio de um atalho de teclado. Com esta opção, os usuários poderão ativar seu microfone durante os Chats de Voz no Telegram simplesmente pressionando um atalho de teclado em seu computador Linux, Windows ou Mac.

Para habilitar o Apertar-para-Falar nos Chats de Voz do Telegram Desktop/Lite, entre em um Chat de Voz e clique no botão Configurações, no lado esquerdo do botão do microfone.

Na próxima tela, você pode ativar o recurso Apertar-para-Falar.

Para configurar a tecla que você deseja definir para ativar o recurso Apertar-para-Falar, clique na opção Editar atalho de Teclado e defina a tecla de sua escolha. Depois de definir seu atalho de teclado, clique em PRONTO.

Agora, você pode usar o atalho configurado em seu teclado para ativar e silenciar seu microfone no Chat de Voz com facilidade.

Traduzido e adaptado pela Equipe Dicas Telegram.


Compartilhe este artigo!